sexta-feira, 11 de setembro de 2009

E a marolinha passou...

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 11 de setembro, o crescimento de 1,9% do PIB brasileiro no segundo trimestre de 2009. Isso indica oficialmente que a recessão chegou ao seu fim. Ou, como diria nosso presidente, que "a marolinha já passou".

E como criou polêmica a tal da "marolinha", hein!?! Foi só a declaração sair da boca do Lula que as revistas "Veja" da vida e seus gloriosos leitores ferrenhos desataram a criticar de maneira irrestrita o termo utilizado pelo presidente.

Enquanto nos EUA algumas cidades (sim, eu disse 'cidades') inteiras foram à falência e viraram cidades-fantasma por conta do desemprego gerado pela crise, o Brasil sofreu consequências muito menores. O que confirma isso não é a minha opinião, mas sim os dados. Entre Abril e Junho, enquanto o mundo inteiro ainda discutia métodos de se recuperar da crise, o Brasil já estava crescendo.

A economia mundial baseia-se em confiança e especulação. Enquanto nós temos um presidente que acalma a população e incentiva o consumo, a União Europeia tem presidentes que se desesperam no primeiro sinal de crise e fazem reuniões atrás de reuniões para tentar "mostrar serviço", como se estivessem efetivamente combatendo a crise. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, chegou a anunciar a possibilidade de um novo Bretton Woods. E, pasmem caros leitores, a União Europeia continua em recessão!

A crise só afetou, no Brasil, os setores que dependem exclusivamente da exportação, ou seja, da economia externa. Isso prova o quanto nossa economia interna está fortalecida e estável. E, sejamos justos, o único mérito dos últimos presidentes nesse aspecto foi o de não atrapalhar. É a ordem natural das coisas...

Um comentário:

Anônimo disse...

agora em 2018 que tá bonito de ler isso