terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mídia x Políticos

Essa é a disputa que parece não ter fim. Sempre que o assunto esfria, surge uma denúncia contra algum figurão de Brasília e esse se defende acusando a mídia de "sensacionalista", "abutres" ou coisas do gênero. Frases populistas usadas desde a Era Vargas. "Não me deixem só, queridos eleitores!"

Hoje, no Dia Internacional da Democracia, ocorreu uma sessão especial no Senado em comemoração à data. No seu discurso, o presidente da casa, José Sarney (esse mesmo), afirmou que a 'mídia é inimiga da democracia'. Para que eu não seja acusado de distorcer as palavras do glorioso presidente, vou postar um trecho do seu comentário:

"A tecnologia, hoje, levou os instrumentos de comunicação a tal nível que, a grande discussão que se trava é justamente esta: quem representa o povo? Diz a mídia: somos nós, e dizemos nós representantes do povo: somos nós. É dessa contradição que existe hoje, um contra o outro, que, de certo modo, a mídia passou a ser uma inimiga das instituições representativas." (trecho retirado do portal Último Segundo, do IG)

Não sou e nunca serei defensor da grande mídia. Não a considero representante do povo. Mas as instituições democráticas precisam ser observadas e fiscalizadas. E nada mais justo que a mídia cumpra com esse papel.

E a visão de que os políticos eleitos são os reais representantes do povo é levemente ingênua. Principalmente se for levado em conta que ela saiu da boca de um dos homens públicos mais experientes e influentes do nosso país. A mídia defende seus interesses, e os políticos defendem os deles. Não há interesse do povo com apenas uma dessas instituições funcionando plenamente, mas a intersecção entre as duas garante o funcionamento de uma sociedade democrática.

Engraçado também como o povo precisa ser representado mas não pode se manifestar diretamente. Se houver toda a regulamentação e proibição de campanhas políticas na internet, como assim o querem os "legítimos representantes do povo", não haverá possibilidade de o povo se manifestar livremente utilizando o meio de comunicação mais abrangente e livre do mundo. Isso é democracia? Será que os políticos, portanto, não estão agindo também contra a democracia?

A Reforma Eleitoral é necessária, mas que a discussão não seja desvirtuada para esse lado.

Nenhum comentário: